NW2915 – Adaga Later da NSKK – RZM M7/56 (“Gebrüder Bell”)

“NSKK Dolch”

Fora de estoque

REF: 2779 Categorias: ,

Descrição

 

 

Em 1 de abril de 1930 foi criada a NSAK (Nationalsozialistische Automobil Korps) sendo o ex-piloto Adolf Hühnlein o chefe do Corpo de Transporte a Motor das SA. Em 20 de abril de 1931, a NSAK foi renomeada para NSKK, sendo o primeiro Korpsführer o Capitão Franz von Pfeffer. Em 15 de maio de 1931 Hühnlein estabeleceu o Motor-SA. No final de 1930 a NSAK tinha apenas 300 membros, quando em 18 de outubro de 1931 o número de membros era superior a 10.000. Desde 1934 era um responsabilidade da NSKK as regulamentações de tráfego e a habilitação de jovens motoristas. Havia uma estreita colaboração entre a NSKK e a ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club). O principal objetivo da NSKK era o treinamento de seus membros na condução de veículos motores e particulamente a manutenção dos veículos e motocicletas que eram do partido e das SA. Cabe ressaltar que a NSKK não era a responsável pelas escolas de condução e exames de licença para direção. Desde 1933 a 1936 todos os membros das NSKK usavam adagas A adaga era usada como um item de adornamento e seu desenho é baseado nas tradicionais adagas de caça suíças “Holbein” do século XVI. O modelo padrão foi autorizado para uso por todas as patentes no começo de 1936 e distribuído via lojas autorizadas. A adaga das NSKK é a mesma que as utilizadas pelas tropas SA. Em 19 de maio de 1936, Hühnlein determinou que todas as bainhas das NSKK fossem pintadas de preto ou alternativamente substituídas por outras nesta cor, diferenciando assim, as adagas deste Corpo totalmente das SA. Por este motivo é comum que adagas early das NSKK geralmente não apresentam bom encaixe com as bainhas, pois muitas foram substituídas por aquelas pintadas de preto destinadas às adagas SS.

 

Estado de conservação 85%. Adaga M33 da NSKK, conhecido como modelo early, ou primeiro modelo por possuir o logotipo do fabricante no ricasso reverso e guarda e pomo em níquel. Gravação a ácido da lamina perfeito, lamina com alguns pouquíssimos riscos de introdução na bainha e poucas manchas de tempo. Botom das SA firmemente fixado. Águia da empunhadura firmemente fixada, provavelmente buntmetall. Empunhadura em madeira original. A guarda e o pomo fabricado em níquel, como quase todas as adagas early. A guarda é marcada com as iniciais do GAU a quem o membro das NSKK pertencia, ou seja, neste caso “He”, GAU de Hessen, Motorobergruppe West (haviam 29 grupos diferentes das NSKK dos quais 23 inseriam suas marcas nas empunhaduras das adagas). Bainha com a pintura preta (como as das SS), com algum desgaste decorrente ao uso e ao tempo (a maioria das bainhas apresentam este aspecto em função da pouca proteção que esta pintura dava). A bainha apresenta um pequeno amassado, apenas perceptível contra a luz angularmente, mas nada significativo.

 

Ricasso com a gravação do logotipo do fabricante, indicando o fabricante “Gebrüder Bell” de Solingen. As adagas early foram produzidas no curto período entre 1933 e 1935 e apresentavam esta marcação. Assim, esta adaga se insere neste período. Estima-se que o fabricante Gebrüder Bell fabricou apenas 7.000 adagas NSKK e SA early, apresentando um grau de raridade 7 (escala de 1 a 10 na escala Sam Edstrom da Suécia, sendo 10 as mais raras). Adaga relativamente escassa e difícil de aparecer, mas com estado de conservação muito bom.

 

Comprimento total 35,0cm; Comprimento da Lâmina 22,4cm; Comprimento da bainha 24,6cm

Informação adicional

Peso 1000 kg
Dimensões 50 × 50 × 50 cm